Entregas estão previstas para ocorrer entre outubro de 2022 a abril de 2023. Com novas unidades, com 70 toneladas de BP, empresa de apoio portuário do grupo Maersk espera ampliar presença em portos da costa brasileira e ampliar sua frota no país, que hoje é de 14 rebocadores.
Cohen destacou que esta será a quarta vez que a empresa encomenda novos rebocadores em estaleiros nacionais. A Svitzer avalia que o Brasil tem muitos estaleiros de qualidade para esse tipo de embarcação. Ele explicou que a escolha do Rio Maguari também levou em consideração o histórico de entregas de embarcações, principalmente barcaças e empurradores, bem como a parceria do estaleiro com a Robert Allan, referência em construção naval, inclusive em projetos de rebocadores. “Para qualquer construção, vamos avaliar qualidade do estaleiro e expectativa de entrega. (…) Faz sentido construir na região que vamos entrar logo e colocar mais barcos para frente”, ressaltou.
O diretor comercial do ERM, Fabio Vasconcellos, destacou que a encomenda abre oportunidades para o estaleiro se consolidar na construção de rebocadores e poder ampliar a carteira de clientes nacionais e estrangeiros. “Estamos muito orgulhosos por termos ganho a licitação para construir estes rebocadores de alto padrão e esperamos que este seja o início de uma longa parceria com a Svitzer para futuros projetos no Brasil e no mundo. Com este contrato com um operador com um papel tão significativo na indústria de rebocadores, o Estaleiro Rio Maguari torna-se uma opção importante a ser considerada pelos operadores de rebocadores no Brasil e em todo o mundo”, comentou Vasconcellos.
Svitzer encomenda 4 rebocadores ao Estaleiro Rio Maguari (portosenavios.com.br)