O FINANCIAMENTO É IMPORTANTE
PARA A SUA DECISÃO?
O Estaleiro Rio Maguari tem experiência na análise das fontes de financiamento brasileiras e uma variedade de tipos de financiamento estão disponíveis para qualquer tipo de embarcação.
FONTES DE FINANCIAMENTO
As principais fontes de financiamento para a construção naval no país são: Fundo de Marinha Mercante (FMM) e FINAME , aos quais se juntam o FNO para a Região Norte e o BNDES EXIM e o PROEX (Banco do Brasil) para a exportação de embarcações.
FMM
O Fundo de Marinha Mercante é um órgão de fomento destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparo naval brasileiras.
O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes e tem como agentes financeiros o BNDES e os demais bancos oficiais federais.
FMM EXPORTAÇÃO
FMM para Exportação – Com a sanção da Lei 14301/2022, popularmente conhecida como BR do Mar, o FMM também pode ser utilizado agora para o financiamento de Armadores estrangeiros desde que a construção seja realizada em estaleiro nacional.
FINAME
O FINAME é uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES voltada ao financiamento da produção e aquisição de máquinas e equipamentos nacionais credenciados no BNDES.
FNO
O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados e seus recursos são administrados pelo Banco da Amazônia.
BNDES EXIM
O BNDES Exim é uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a produção ou comercialização de bens e serviços pré e pós-embarque para exportação.
PROEX
A modalidade Financiamento, do Proex, é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços pós-embarque, a juros compatíveis aos praticados no mercado internacional, utilizando recursos do Tesouro Nacional.