O FINANCIAMENTO É IMPORTANTE
PARA A SUA DECISÃO?

O Estaleiro Rio Maguari tem experiênca na análise das fontes de financiamento brasileiras e uma variedade de tipos de financiamento estão disponíveis para qualquer tipo de embarcação.

FONTES DE FINANCIAMENTO

As principais fontes de financiamento para a construção naval no país são: Fundo de Marinha Mercante (FMM) e FINAME , aos quais se junta o FNO para a região Norte, e BNDES EXIM e PROEX para a exportação de bens e serviços.
Os recursos de financiamento não se limitam a estas fontes. O Rio Maguari pode ajudá-lo a encontrar a solução de financiamento mais adequada.

FMM

O Fundo de Marinha Mercante é um órgão de fomento destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparo naval brasileiras.

O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes e tem como agentes financeiros o BNDES e os demais bancos oficiais federais.

FINAME

O FINAME é uma linha de financiamento do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e social – BNDES voltada ao financiamento da produção e aquisição de máquinas e equipamentos nacionais credenciados no BNDES.

FNO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados e seus recursos são administrados pelo Banco da Amazônia.

BNDES EXIM

O BNDES Exim é uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a produção ou comercialização de bens e serviços pré e pós-embarque para exportação.

PROEX

O PROEX é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, direto ao exportador brasileiro ou importador, para o atendimento às micro, pequenas e médias empresas com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional. O Banco do Brasil atua com exclusividade como o agente financeiro.